terça-feira, 30 de agosto de 2016

Estudo Arcanum: Da fantasia para a realidade, tudo que precisamos saber sobre o KRAKEN

A lenda dos mares retorna de seu sono profundo para o Bestiário Arcanum, num estudo que deixará você arrepiado da cabeça aos pés!


O kraken era uma criatura mitológica e colossal, mas suas historias não se privam só a mitologia, tendo diversas histórias ao redor do mundo. Geralmente Histórias desastrosas, envolvendo marujos, sejam eles mercantes, piratas, ou marinheiros, o medo que essa criatura espalha nos mares é certo.


acreditava-se que habitava as águas geladas e profundas do Mar do Norte, mas poderia migrar para o Atlântico Norte a fim de atormentar os navegadores. Nórdicos diziam ser um monstro colossal, uma espécie de polvo ou lula gigante do tamanho de uma ilha com até cem tentáculos e tinha olhos arregalados, mas ia atrás apenas de navios piratas, ou dos que poluíam o mar com a intenção de apenas para destruí-los e espalhar terror. Sua fama é tão grande que até os mais temidos dos mares temiam o encontrar em sua rota. Mas geralmente estava em seu repouso, em um sono sem sonhos, quando acordado a destruição era eminente. Mas para alguns outros contos europeus, diziam que este animal na verdade protegia de maneira agressiva os navegadores que cairiam no abismo celestial, já que se acreditava que a terra era plana e os mares terminavam em enormes cachoeiras que davam para o nada, assim sempre os impedindo de chegar no "Fim do mundo". O Kraken com sua lenda chegou até a Grécia Antiga, que para eles, o polvo gigante tinha membros humanoides, uma armadura impenetrável e habitava uma caverna submersa, sendo comandado por Poseidon, o deus dos mares.

A fama do kraken é tão grande que já foi para as telas de cinema em filmes como "piratas do caribe" e "fúria de titãs". Histórias não tão corretas como em piratas do caribe que o kraken é como se fosse um monstro de estimação de Davy jones, " também um grande personagem do folclore boreal." Ou em fúria de titãs que retrata uma história grega fictícia em que o Kraken é o ser criado por Cronos com a finalidade de defendê-lo quando presente na Terra, momento que ficaria fragilizado. E Perseu o protagonista, derrota o kraken mostrando a face de medusa a ele, que por sua vez é petrificado por inteiro. Historias não tão corretas mas de grande renome.

Um poeta famoso por suas obras que referem a mitologia, Alfred Lord Tennyson escreveu algo sobre o Kraken, o descrevendo da seguinte forma...

"Sob os trovões da superfície, nas profundezas do mar abissal,
o kraken dorme sempiterno e sossegado sono sem sonhos.

Pálidos reflexos se agitam ao redor de sua forma obscura; 
vastas esponjas de milenar crescimento e alturas 
e inflam sobre ele, e no fundo da luz enfermiça polvos inumeráveis e enormes
agitam com braços gigantescos a verdosa imobilidade de 
secretas celas e grutas maravilhosas.

Jaz ali por séculos e ali continuará adormecido, 
cevando-se de imensos vermes marinhos, 
até que o fogo do Juízo Final aqueça o abismo. 

Então para ser visto por homens e por anjos,
rugindo surgirá e morrerá na superfície."

Já na vida real o Kraken em si pode não ter existido da mesma forma que nas histórias mitológicas, mas temos um animal que chega bem perto disso, as chamadas lulas gigantes.
As lulas gigantes são do gênero Architeuthis e podem chegar a ter até 20 metros de comprimento, contando seus tentáculos. Os machos em idade reprodutivas são menores devido ao lugar que habitam, sendo assim os maiores exemplares da espécie as fêmeas. Elas vivem a mais de mil metros de profundidade no oceano. Alguns cientistas conseguiram exemplares dessa especie para estudo e de acordo com eles, descobrimos que devido a alta temperatura o sangue das lulas gigantes não conseguem transportar tanto oxigênio, evitando assim sua sobrevivência em pequenas profundidades, e tendo que habitar as profundezas onde a temperatura é baixa e o sol não incide.
Porém devido a diferença de pressão e temperatura, é quase impossível capturar um exemplar vivo, e isso deixa uma grande lacuna na pesquisa já que não se sabe muito sobre o comportamento e a biologia desses animais, Sabe-se que elas se alimentam de peixes de profundezas e até de lulas menores de espécies diferentes. E talvez a baleia cachalote seja seu único predador.

Recentemente o O paleontólogo Mark McMenamin acredita que ele encontrou sinais de uma grande criatura ao analisar a maneira pela qual os restos de ictiossauros de 14 metros em Nevada.
Segundo McMenamin, a forma como os ossos estão organizados é o mesmo de polvos modernos. Junto com a descoberta veio também a evidência em que ele encontrou a estrutura muito semelhante a de polvo moderno nas profundezas gelas do Oceano.
A peça será levada para análise, mas as evidências maiores já apontam que este ser pré-histórico aparenta ser um parente distante do polvo.

Devido a tantas evidências, não podemos deixar em aberto que quem sabe um dia o Kraken realmente existira, ou em tese, ainda seja o Rei dos Oceanos

Nenhum comentário:

Postar um comentário