quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bestiário Arcanum: Cérbero, o pesadelo do Hades ( Para mestres e Aventureiros )


"Um mago me ajudou a entrar no Hades e foi muito simples. Busquei minha mulher e tentamos sair a tempo. O que não esperava era uma criatura imensa e grotesca que não nos deixou passar...Hoje sou um condenado ao inferno, mesmo sem morrer eu ganhei uma eternidade neste tormento..." -  Diário encontrado nas catacumbas de Sthé, Deserto da perdição.


Orthos

Cérbero é um cão tricéfalo, que na mitologia grega teve origem do cruzamento de tifão e Equidna, irmão de Ortros e da hidra de Lerna. Cérbero normalmente habita no submundo em constante vigilância em seus portões, ao contrario do normal ele não guarda os portões de invasores mas sim de fugitivos que tentavam escapar de sua punição eterna e alguns aventureiros que iam se aventurar ali. A fisionomia dele pode variar pra algumas mitologias, algumas vezes com mais cabeças e outras com menos, algumas com cauda de cão outras com cauda de cobra ou de leão, mas quase sempre em guarda, os únicos que conseguiram sair de lá e conseguiram passar por cérbero, foi Herácles (Hércules), Orfeu, Enéias e Psiquê. Hércules que por sua vez conseguiu domar a fera. Euristeu que tinha inveja de Hércules por sua força e gloria, o encarregou de uma missão, esperando que o semi deus não voltasse. Hércules informou-se como chegar ao submundo, lá libertou Teseu e Ascáfalo, para então apresentar-lhe a Hades, o deus do submundo, que por sua vez não estava desposto a deixar que lhe levassem cérbero, foi então que Hércules atirou-lhe uma seta que feriu-lhe o ombro, Hades então permitiu que levasse cérbero mas sobre uma condição, de que Hércules teria de domina-lo usando apenas as mãos, e o corpo protegido apenas com a couraça e a pele do leão de Neméia. Hércules agarrou o cão pelas patas e, passando-lhe os braços pelo pescoço, manteve-o bem apertado, com a serpente que era a cauda do animal mordendo-o repetidamente. Nem mesmo assim Hércules soltou a presa, apesar da dor que sentia, acabando, finalmente, por dominar o monstro. Então, subiu à terra pelo portão do submundo, quando Cérbero viu a luz do dia, e começou a babar, brotando dela uma planta venenosa chamada Acônito. Hércules levou Cérbero a Euristeu que, quando o viu ficou tão aterrorizado que correu para esconder-se. E como o rei não sabia o que fazer com Cérbero, Hércules devolveu-o ao mundo dos mortos e ao serviço de seu dono, Hades.


Na cultura Pop o Cérbero ficara conhecido por meios de jogos de RPG e video game. Nos jogos de RPG o Cérbero ficara conhecido pelo seu senso de percepção colossal, podendo ver coisas que os mortais não conseguem. Além disso nada escapa de seu olhar, cada cabeça possui um dom: Uma enxerga eventos passados, a outra o presente e a terceira eventos futuros, o que lhe dá uma vantagem soberana perante a aventureiros que tem o objetivo de adentrar, ou sair do inferno o inferno. Além disso ele possui uma cauda extremamente venenosa que paralisa a vítima ao contato da ferroada ( isso se não a matar, três metros de cauda não é pouca coisa ).

Segundo dados de sistemas de RPG e Mitologia, o Cérbero é impossível de ser surpreendido, pois além de sua eterna vigilância o mesmo não dorme, e usa as criaturas que ele mata como criaturas impuras para o ajudar no limbo.

Lembrando que o Cérbero defendera a pessoas entrarem ao Hades, contanto que tenham uma intenção que não venham ao agradar.


Uma observação boa a se fazer: Há ocasiões em que o Cérbero deixa a guarnição do portão do inferno, para procurar almas que fugiram de lá. ( Mestres, abranjam bem este detalhe. Poderá ser feito uma aventura muito surpreendente para seus aventureiros com este desfeixo ). Além disso  Quando alguém chegava, Cérbero fazia festa, era uma criatura adorável. Mas quando a pessoa queria ir embora, ele a impedia; tornando-se um cão feroz e temido por todos.  E sim, o Cérbero se alimenta dos mortos, por mais que pense que ele só guarde o Tártaro, ele se come ferozmente almas que sempre irão se regenerar. Nas culturas antigas, alguns mortos jogavam para ele farinha com mel para  acalma-lo ( os mortos recebiam estas honrarias em seus túmulos em certas cerimonias )



"Cérbero, quando a dormir, está com os olhos abertos, porém, quando o mesmo está de olhos fechados, está acordado.!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário