terça-feira, 10 de maio de 2016

Estudos: O que foram os samurais.


" Acredite na justiça, mas não a que emana dos demais, e sim na tua própria. " - Código samurai



Samurai - termo usado para guerreiros de nobreza militar pré-industrial do Japão. Normalmente defendiam seu daymio ( o chamado senhores feudais). Eram grandes guerreiros e zelavam bastante pela honra de seu clã. Seguiam um código chamado "Bushido" oque significa (caminho do guerreiro), de acordo com esse código, os samurais deveriam ser corajosos, resistentes, disciplinados e leais. O Bushido explica que o "daisho" - nome dado ao conjunto de duas armas que carregavam. Normalmente uma katana e um wakizashi. - não eram apenas armas, mas significam a alma e honra, é o simbolo maximo de um Samurai. Quase uma extensão de si mesmo. Nunca se separavam dessas armas podendo até mesmo dormir com elas ao lado ou de baixo de seu travesseiro.


O Harakiri faz parte dos ensinamentos do Bushido - o código dos guerreiros samurais - que dentre os principais ensinamentos estão a Honra, lealdade e bravura. Significa literalmente “cortar a barriga” ou “cortar o estômago” e consistia em ajoelhar-se e cravar um punhal ou wakizashi, em sua própria barriga em um ritual suicida, caso desonrassem a si próprio ou ao seus ancestrais. O ideal é que as vísceras ficassem expostas para mostrar sua pureza de caráter e no fim puxar a lâmina para cima, fazendo assim um corte em cruz.

A morte era lenta e dolorosa e não muito raro acontecia do guerreiro permanecer vivo por horas ou mesmo dias, esvaindo-se em sangue e ao mesmo tempo sentindo uma dor indescritível. O ritual chamado formalmente de Sepukku, era assistida por outras pessoas que serviriam de testemunhas.
O samurai não podia demonstrar dor ou medo, mas sim mostrar total auto-controle para as pessoas que o assistiam. No entanto, dispunham de um assistente neste momento, que decapitaria sua cabeça ao menor sinal de fraqueza para que sua honra fosse igualmente preservada. Normalmente eram escolhidas pessoas próximas (familiares, amigos) da pessoa que estava cometendo o seppuku para ajudar como assistente. Tal "cargo" era considerado de grande honra.

Antes do suicídio propriamente dito, os samurais sempre seguiam o mesmo ritual: Banhava-se para purificar seu corpo e a sua alma. A seguir vestia a roupa específica do seppuku, totalmente branca, tomava uma xícara de saquê, sempre em dois goles, e a seguir escrevia um ou dois poemas de despedida.

O grande lema dos samurais era que a vida é limitada, mas o nome e a honra podem durar para sempre. Por causa disso, esses guerreiros prezavam a honra, a imagem pública e o nome de seus ancestrais acima de tudo, até da própria vida. Era uma forma perpetuar a sua existência. 

A morte, nos campos de batalha, quase sempre era acompanhada de decapitação. A cabeça do derrotado era como um troféu, uma prova de que ele realmente fora vencido. Por causa disso, alguns samurais perfumavam seus elmos com incenso antes de partirem para a guerra, para que isso agradasse o eventual vencedor. Samurais que matavam grandes generais eram recompensados pelos seus daimyo, que lhe davam terras e mais privilégios.

Ao tomar conhecimento desses fatos, os ocidentais geralmente avaliam os samurais apenas como guerreiros rudes e de hábitos grosseiros, o que não é verdade. Os samurais destacaram-se também pela grande variedade de habilidades que apresentaram fora de combate. Eles sabiam amar tanto as artes como a esgrima, e tinham a alfabetização como parte obrigatória do currículo. 
Muitos eram exímios poetas, calígrafos,pintores e escultores. Algumas formas de arte como o Ikebana (arte dos arranjos florais) e a chanoyu (arte do chá) eram também consideradas artes marciais, pois treinavam a mente e as mãos do samurai.

O caminho espiritual também fazia parte do ideal de homem perfeito que esses guerreiros buscavam. Nessa busca os samurais descobriram o Zen-budismo, como um caminho que conduzia à calma e à harmonia.
Os samurais eram guerreiros que davam muita importância ao seu clã (família) por isso se algum membro da família do samurai morresse por assassinato ele teria que matar o assassino para assim reconquistar sua honra.

O samurai também aperfeiçoou a habilidade com o yumi (arco), refletida na arte de kyujutsu. O yumi era um arco assimétrico feito de bambu, vime, madeira e couro e tinha um alcance efetivo de 50 metros a 100 metros, sendo usado também à partir de um cavalo, e isso acabou tornando-se um esporte chamado Yabusame. 

nome "samurai" significa, em japonês, "aquele que serve". Portanto, sua maior função era servir, com total lealdade e empenho, o Imperador.

Obs: Os samurais foram mortos após um grande ataque ninja, assim dizimando os guerreiros, conteúdo sua honra e fama dura até hoje.
Os samurais costumavam praticar as artes marciais: Judô e Kendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário