quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Como mestrar de maneira simples e marcante

" A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro." - Albert Einstein


Muitos me perguntam como ser mais solto na hora da narrativa, o que fazer para deixar todos à flor da pela e até mesmo criar histórias magnificas que ficarão na história da vida do jogador à tornando um marco. Hoje nós aprenderemos como Como mestrar de maneira marcante e da melhor forma possível, simples e brilhante!


 Como mestrar de maneira brilhante.


Para mestrar de maneira marcante não precisa de muitas voltas e livros para saber de coisas básicas. Os pontos que estou sitando são cruciais para qualquer um que queria ser lembrado como o melhor mestre que passara pela vida de um jogador.


A - Jogo de cintura e roteiro


Como na vida real nossas escolhas irão determinar o caminho. Faça um jogo e pense nas probabilidades de fatores que podem acontecer.
Se você está planejando uma aventura numa masmorra, não fique preso à isso, tente pensar apenas em pontos da aventura como " Começo, meio e fim ", até por que o jogador pode não escolher seguir pra masmorra. 
Agora imagine mais além: Pense que os pontos citados à cima são parágrafos do capítulo de um livro. Esses parágrafos são constituídos por palavras que formaram frases, as palavras são as ações dos jogadores mas a frase só irá se formar com a história do mestre e cada vírgula são pequenas pausas que são obrigatórias na ortografia para melhor compreensão de um texto. Essas vírgulas são o seu jogo de cintura, isso só depende de você.
Deixe o enredo livre e foque apenas no começo da aventura, meio e fim e examine as probabilidades de coisas que podem acontecer, assim você nunca ficará tão surpreso de uma inconstância que é narrar para alguém que você não sabe ainda as decisões dela.
Muitas vezes você pode por NPCs que nunca tomarão importância na história, contudo, se os jogadores quiserem saber mais, deixe um ar de mistério para que eles não pensem que você não sabe, que está tudo planejado, e com a próxima dica você ganha tempo para pensar rapidamente na profundidade do NPC que antes inútil, agora terá um papel fundamental no enredo.

B - Narrativa intensa


A narrativa não pode parar, a pior coisa de uma mesa é o som do silêncio. Momento em que os jogadores ficam olhando pra você esperando algo e isso não vem, ou pior ainda: Quando você está narrando de forma superficial e rasa, e aí surge o Off topic. Off topic é um termo usado quando os jogadores se desligam do game e começam a conversar sobre coisas fora de contexto da narrativa. Isso de vez em quando pode ser até importante para não deixar todos presos, mas em excesso pode ser um desastre.
Um macete para uma narrativa intensa é a quantidade de opções que você pode por num jogo, NPCs, lugares e afins e não basta só isso, detalhes são muito importantes, o modo como as pessoas se vestem o aparência climática, as arvores, roupas e o que você por mais detalhes. Essa técnica é usada para prender a atenção do ouvinte pois ele vai parar pra imaginar cada mínimo detalhe.
À cima na letra " A " Eu sitei sobre pensar no NPC, e com essa técnica de narrativa intensa você irá fazer isso. Simplesmente comece a narrar de forma como Tolkien, puxe todas as informações do lugar para que eles imaginem, enquanto você fala pelos cotovelos coisas que nem eram necessárias descrever como textura de folhas, cor dos olhos, o céu ou como alguém anda na rua trajando qualquer coisa, será o momento que no fundo do seu âmago estará tramando o andamento da aventura e até mesmo história de algum NPC ou lugar.
Caso for preciso de mais tempo arranje algum fator para que eles possam pensar ou dialogar dentro do game, como algum caso investigativo, enigmas ou até mesmo numa taverna sobre alguma missão. O tempo que eles irão se empenhar, se conhecer e criar laços entre si, você poderá pensar no rumo da sua história e como deixar ela ainda mais envolvente e o melhor de tudo, sem deixar o jogo parar!

C - Como não se embolar nas idéias


Essa é a mais simples, como foi sitado na primeira questão, apenas idealize começo, meio e fim. 
Se você pensar em por um boss no final que é um mago poderoso e quer deixar alguns fatos que ele realmente é, e só pensou isso no decorrer do game haja de forma sútil. dentre os intervalos ao qual chamaremos de vírgula você irá acrescentar certos pontos que você deseja mas que não irá mudar o contexto de sua aventura drasticamente.
Vamos dizer que quero transformar meu mago Boss em um necromante. Faça com que os jogadores criem uma falsa expectativa de que ele realmente é um mago, e quando verem que o que estão enfrentando é uma força muito maior eles, certamente irão se surpreender muito!
Mas para que isso ocorra de forma progressiva e os deixando abismados deixe pistas que levem a isso, vamos supor que nesse decorrer de aventura você irá deixar experimentos básicos como pentagramas, sacrifícios de animais e livros que tem o tema escrito em antigo ou dracônico. Certamente esse básico os farão se questionar de seu verdadeiro inimigo, já que magos não fazem sacrifícios. Quer por algo mais bizarro, então faça para impactá-los contudo não mostre diretamente o que é: Vamos supor que eles entram numa cabana e quando puxam o alçapão simplesmente eles se deparam com uma sala com diversão velas e afins, contudo somente para iluminação. Porém quando abrem o armário se deparam com algo muito mais bizarro, um homem que antes eles viram de maneira tão superficial agora está morto, e o mais bizarro de tudo é que ele está ressecado como se fosse uma múmia, como se alguém tivesse drenado a sua energia vital. Eles irão se perguntar como isso aconteceu pois viram aquele homem à dois dias atrás ainda vivo, então aí além de entrar a tensão do mesmo acontecer com eles ficaram receosos pois o inimigo que estão enfrentando aparentemente é bem mais poderoso.
Com o jogo de cintura certo se embolar fica muito difícil!

D - Como criar tensão com o clima certo

A tensão no jogo é algo muito crucial para se por. Nela os jogadores criam laços mais fortes com seus personagens, muitas vezes vêem que podem morrer e perder tudo que eles jogaram para alcançar ali dentro e isso é muito importante pois ao ficarem à flor da pele certamente irão interpretar bem melhor o que estão fazendo e como são. 
Me recordo da primeira vez que joguei RPG, fiz um monge e como todos iniciantes não sabia interpretar. O mestre era tão sádico que em quase toda missão tinham muitas tenções, me fazia me apegar a coisas que poderiam se apegar e por incrível que pareça eu me apaixonei na história por uma elfa. E quando as coisas apertavam pra mim ou pra ela eu me botava naquela situação  e partia em desespero para ajudar. Muitas dessas vezes ele criava tensão não por que ele queria matar ou para eu perder o que conquistei, contudo era pra eu criar vinculo com meu personagem, e como isso deu certo ...

Quer criar tensão no game?
Ponha pistas que possa deixá-los nervosos ou curiosos sobre o futuro. Acrescente NPCs que os jogadores se interessem em proteger e conhecer, ajudar ou criar amizades, sejam elas desde crianças à velhos e quando for preciso às ponha em perigo superficialmente, de vez em quando é valido matar um ou outro para mostra ao grupo que a história não está de brincadeira e nem tudo são mares de rosas, fatalidades acontecem assim como na nossa vida (isso também serve para os jogadores da mesa. Se morrerem não fique com remoço, aconteceu, a culpa não foi sua!). Um suspense também sempre é bem vindo. Trilhas sonoras são cruciais, escolha uma playlist e todo o game poderá ganhar uma nova vida e interação. Um modo de criar tensão também é rolando dados, mesmo que seja sem sentido nenhum, peça para que algum deles role um dado e as vezes demonstre positividade ou negatividade, role também seus dados e faça o mesmo!


E - Combate


Todo combate é motivo da mesa ficar muito animada, a cooperação do time é crucial para a vitória, então que tal deixarmos mais interessante ainda? É possível!
Ponha uma trilha sonora que faça a batalha parecer o mais épica que um combate comum, isso vai deixar eles ensandecidos! ( Clique aqui para ouvir )
Por mais que muitos usem Grid de combate a forma mais apreciável é a pura imaginaçãp não é ficar preso a um plano com peças a sua frente mas que sua imaginação possa viajar para além de cálculos de movimentação, caso prefira (NÃO É OBRIGATÓRIO) narre sem ele e faça que somente a sua imaginação flua, diga se o golpe o acertou ou não, se ele conseguiu chegar ou não, mas para isso não esqueça da vírgula: Cada golpe não deixe algo como " Eu bato " " Eu corro ", descreva o que aconteceu de maneira épica e simples, narre o golpe diga o que ele sentiu com o impacto o que ele viu nesse momento e qual foi a reação do inimigo e muitas vezes como um belo crítico deixe que o próprio player diga o que aconteceu da forma que ele mais gostar.

Um exemplo:  o suor estava em seu rosto e o sol resplandecia feito uma alvorada angelical. Aos que olhavam de longe podiam ver o sol refletir em cada placa de sua armadura  a fazendo brilhar e cegando os demais, alguns se perguntavam qual o poder que aquele homem carrega, e muitos questionavam ( Rola o D20. 20! ). O guerreiro balançou seu martelo de guerra, e desceu com um som seco no peito do adversário com a ponta da arma, sangue espirrou em sua face  e escorreu peito à baixo. O urro da criatura foi alto mas logo ficou seco e se perdeu. Agora além dos demais verem que a luz resplandecia em sua armadura demostrando uma possível benção dos deuses, agora eles acreditam piamente em você e na sua força. Você demostrou seu poder marcial em apenas um golpe, eles olham pra ti acreditando que só você pode os liderar contra o resto dos goblins. Os homens que estavam em volta gritam de coragem e agora irão ajudar vocês nessa!

Não deixe que o combate seja algo comum, transforme em uma verdadeira cena épica digna de Hollywood! 
Quando mais detalhes você por mais interessante irá ficar. Essa é a ideia!
Interessante também saber que muitos dos golpes dados por mais que o dano seja alto, na grande maioria deles é feito em arranhões e a força que transpassa das armaduras, uma perfuração profunda e decepamento certamente pode ser efetuado somente em críticos ou golpes de misericórdia, isso tornará as coisas mais reais e interessantes.

-----------------------

Gostou da matéria e quer mais conteúdo como esse em produção?!
Curta, marque os amigos e compartilhe! 


A aventura não pode parar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário