quinta-feira, 27 de julho de 2017

COMO SE TORNAR UM SENHOR DA GUERRA

" Não importa o quanto você bate, mas sim o quanto aguenta apanhar e continuar. O quanto pode suportar e seguir em frente. É assim que se ganha. " Rocky Balboa



Muitos que jogam em sistemas de RPGs não se contentam em ser apenas guerreiros, magos, ladinos e afins... Contudo inúmeros desejam ir mais à fundo e serem no decorrer da aventura donos de guildas, mestres da magia e até mesmo SENHORES DA GUERRA!
Essa matéria terá o intuito de te fazer que o leitor a partir de hoje nunca mais jogue com um homem de armas/guerreiro sem nenhum propósito ou idéias não tão ambiciosas, olharás para o futuro e terás ideia que poderá ser grande e ter um papel tão importante de influência no reino e na história do game, que até mesmo o seu mestre irá ficar surpreso com o que verá.
Então, o tema é longo mas tentarei  não enrolar muito, afinal de contas, a guerra não espera ninguém!

Primeiro passo: Background, Como elaborar uma boa história


Muitos tem grandes dúvidas de como conseguir elaborar uma boa história pro jogo, e outros apenas jogam sem profundidade em enredo pessoal, mas temos que entender que seu Background é a alma e a vida do personagem, sem isso ele é como um papel vazio que não possui conteúdo de escrita. Então o primeiro passo será elaborar um boa história para o seu herói para que dali se crie vida.
Para criar um personagem denso pegue uma folha e comece a separar em tópicos, vamos destrinchar cada característica do seu futuro personagem, assim ficará mais fácil o desenvolvimento 


1.0 - Aonde no mapa do jogo ele viveu? Se perto de colinas, lagos ou floresta, desenvolva algo interativo em volta disso como por exemplo:

Exemplo : Nas colinas ele caçava quando jovem, almejava encontrar um tigre e vender sua carne como iguaria, ao qual era muito rara. Contudo certa vez foi surpreendido e quase morreu em um ataque de tigre. Por sorte conseguiu vencer, e até hoje ele utiliza a pele do animal como sua capa, e seu crânio como elmo, para que fique lembrado consigo de onde começou sua trajetória de força e conquista.

1.1 - Ele possui algum sonho ou motivação para continuar a lutar na vida ou  seguir como aventureiro?
1.2 -   Como é o seu caráter? Desenvolva falhas e benefícios sobre sua ética e modo de pensar, isso dá um tom de realidade no seu personagem.
1.3 -   Quais são suas inclinações, fraquezas e defeitos? 
1.4 - Quais são seus atributos mais predominantes, coragem, honra, sede de poder, vingança? Implante também características positivas nele.
1.5 -   De onde ele é e qual é a sua cultura local? Com a ajuda do mestre você pode perguntar a ele o que aconteceu naquele lugar a alguns anos, ou se possui alguma evidência de lendas, maldições ou disputas de clãs. Por essas características na história deixa sempre o Background mais rico, podendo o mestre no meio de uma aventura encaixar o que antes acontecera no lugar no enredo da aventura.
1.6 -   Do que ele tem medo? O medo pode ser uma caraterística imposta até mesmo pelo emocional de perder alguém, ou um item a muito tempo deixado pelos seus pais que já o deixaram desta vida. Escolha um medo e torne o personagem mais profundo em detalhes.
1.7 - O que, e quem ele ama? 


Quanto mais detalhes você por no personagem melhor será a sua interpretação. Caso você esteja o criando para ser um senhor da guerra, guie a história dele no caminho ao qual você impôs o seu objetivo como personagem.

Segundo passo: Imponha metas pessoais em seu personagem


Quem na vida não traça um caminho ambicioso, criando metas e idealizando como será o futuro?
Muitas vezes em nossas vidas isso pode ser frustante quando não conseguimos o que esperamos, contudo quando tomamos esse baque e caímos, decidimos levantar de nossa queda e recomeçar o caminho rumo aos nossos sonhos, esse é o verdadeiro sentindo de um Guerreiro. Uma luta constante entre seu eu, sua honra, sua coragem e seus amores.
Na ficção podemos sitar o Rei Arthur, que em alguns contos foi de ninguém a tudo. Para ser um senhor da guerra não é necessário ser brilhante desde de jovem e sempre vencer todas as missões, mas saber dizer não quando for  preciso, ter uma voz perante as circunstâncias do jogo e nunca desistir, sempre se renovar a cada mesa buscando sempre ser melhor a cada dia.  

"... Um verdadeiro guerreiro sabe que ao perder uma batalha está melhorando sua arte de manejar a espada. Saberá lutar com mais habilidade no próximo combate. " -- Paulo Coelho

Passando por essa parte psicológica e ativa, podemos começar com objetivos:

Converse com seu mestre se ele pode permitir que certas coisas possam ser acrescentadas, tanto para uma melhor narrativa tanto para a desenvoltura em campanha. Pegue um caderno e anote suas ambições, como as que fiz foi visando influência e poder, assim elas ficaram:

15: Após ter vencido 15 batalhas ( completado 15 missões ) o guerreiro passa a conquistar conhecimento em alguns povoados e por baixo alguns que procuram mercenários e servições poderão reconhecer que você é de confiança e tem uma boa entrega para suas missões. 

30: Após ter vencido 30 batalhas ( completado 30 missões ) o guerreiro passa a ter influência em certas cidades mais distantes da capital, talvez algum mercador importante ou até mesmo um líder possa ter ouvido falar de um dos seus feitos. Agora seus serviços são mais requisitados nas áreas pequenas ao qual o mestre escolheu, e talvez por uma rolagem de sorte algum individuo de cidade grande já tenha ouvido falar em seu nome, afinal de contas, boatos sempre rolam à solta.

50: Após ter vencido 50 batalhas ( completado 50 missões ) o guerreiro passa a ter o nome conhecido em muitos lugares no reino, e em algumas cidades grandes, a busca que as pessoas fazem por ele para que o mesmo faça seus serviços são inúmeras e até mesmo mercenários competem para tomar o seu lugar, e até mesmo a sua cabeça. Missões reais são o que ele mais pega para cumprir, afinal de contas ele quer o poder, ser reconhecido pelo rei e por todos.

100: Após ter vencido 100 batalhas ( completado 100 missões ) o guerreiro se torna um figura lendária no reino, sendo conhecido por todos e inclusive pelo rei. No meio do caminho ele enfrentou guerras e até mesmo em algumas ele pode ter liderado, por isso alcançou esse auge máximo. Quando o reino está em apuros extremos ele é convocado pelo rei para que participe da mesa de guerra, ou simplesmente comande algum pelotão ou vá para o combate como uma máquina de matar, ou conhecido também como anjo da morte. Nesse nível de batalhas você se tornou um centurião, um guerreiro com mais de 100 batalhas, um veterano de guerra conhecido por todos do reino, o seu nome quando falado pode causar suspiros e até mesmo arrepios então em muitos casos você ficará conhecido com vários títulos, como: Mestre das cem batalhas, Centurião, sobrevivente das cem batalhas, o arauto da matança e até mesmo o senhor da guerra!

Na minha organização para alcançar esses níveis você deve se empenhar, e as coisas não andarão muito rápidas, afinal de contas esses feitos são metas e eu dividi de 5 em 5 níveis, exemplo:

15 batalhas do nível 1 entre 5
30 batalhas do nível 5 entre 10 
50 batalhas do nível 10 entre o 15
100 batalhas do nível 15 entre 20

"" O Retorno de uma batalha sem vitórias não deve ser encarado apenas como uma derrota e sim em uma nova oportunidade de lutar com uma arma de valor chamada experiência. Esta arma é a ambição de todas as pessoas que buscam um talento escasso chamado de razão! "
-Alber Germânio e Darkradamanto


Terceiro passo: Seja um líder


Todo bom guerreiro  que deseja ser alguém grande deve saber liderar e ter uma boa inteligência, certamente o grupo não vai querer que você seja o líder por que você quis ser, mas por que você mostrou a confiança para tal e sua postura os levaram a isso.
Um bom modo de alcançar esse nível é não tomando decisões precipitadas. Quando for pegar alguma missão para fazer, pergunte mais sobre a mesma, examine bem o inimigo que irá enfrentar, e caso não o conheça examine o terreno. O verdadeiro guerreiro não usa apenas armas em seu alcance para a guerra, mas também ele sabe utilizar o terreno em seu favor e isso é um bom critério para vencer. Muitas vezes o que vai decidir o seu futuro  não será a força do seu braço ou a eficácia de sua lâmina, mas o qual inteligente você haje para ganhar em uma situação que para muitos é causa perdida.
Com o tempo o grupo vai acabar vendo que você é o mais apto para ser líder e dar ordens dentro dele, sutilmente você irá ganhar espaço, confiança e influência e ocasionalmente se tornará líder!


--------------------------------------------------------------

Temos exemplos de grandes guerreiros que se você examinar, tudo que citei à cima aconteceu na vida deles, como por exemplo a lenda da série vikings:  Ragnar Lothbrok
Personagem: Ragnar Lothbrok. Série Vikings
Ele possui uma história bem elaborada, estrategicamente no enredo da série, por morarem na costa do Oceano acabaram encaixando isso em expedições marítimas que resultaram nas eras vikings e tomadas de outros países. A história deste mito possui profundidade, o mesmo possui medo, ambição, fraquezas, uma cultura local forte o que modelou muito seu modo de pensar, porém o seu caráter não se alterou por isso ( característica única )  como por exemplo a sua amizade com o cristão Athelstan. O mesmo também traçou uma meta de domínio, onde devido suas missões e expedições o seu nome ficou conhecido por toda parte e com ele veio seus malefícios e benefícios. O tempo veio, e o mesmo nunca escolheu ser um líder, a vida o fez assim e povo o colaram nesse ponto, e por acaso acabou se tornando Rei.
A trajetória do Senhor da guerra é muito interessante, e ainda merece bastante ser estudada. Mas por enquanto é isso que tenho a ensinar, espero que esse artigo possa ter ajudado a criar personagens com mais profundidade em seus objetivos de jogo!

Kalf: Que tipo de homem insensato não teria medo de um fazendeiro que se transformou num Rei? 
- Citação da série Vikings

-----------------------------------------------------------------

Gostou da matéria e quer aprender muito mais sobre o tema?
Tenho um livro muito bom pra recomendar pra ti, e posso garantir que você não vai se arrepender de adquirir esse item que pode ser muito importante na sua aventura ou no seu desenvolvimento como jogador, e mestre!



Um guia de Sangue e guerra!

                                          LIVRO: OLD DRAGON - SENHORES DA GUERRA


Prepare-se para deixar Old Dragon® ainda mais dramático e brutal. Senhores da Guerra ajudará você a construir um cenário de baixa fantasia fortemente inspirado na literatura arturiana, com histórias em tempos medievais mais sombrios, cheios de batalhas campais violentas, invasões bárbaras, impérios antigos e magia assombrosa. 

Este livro fornece material valioso para adicionar mais furor, sangue, drama humano e heroísmo trágico às suas campanhas. Inclui mecânicas para combate em massa, paredes de escudos, novos equipamentos, novas especializações, numerosas dicas de ambientação e muito mais.


----------------------------------------------------------

Super recomendo a compra, o site é de confiança, produto não atrasa e a encomenda é impecável!
O livro eu já tenho, e posso dizer que é brilhante!

Adquira já o seu clicando aqui!

Gostou da matéria e quer receber sempre mais conteúdo de qualidade? Se inscreva no blog e receba o conteúdo antes que todos!



Um comentário: